Ferrari pode colocar V6 turbo em sucessora da 458

ferrari 458.jpg

Falar de Ferrari com um motor turbo remete todo o caminho de volta até 2008, mas os rumores persistem.

O mais recente vem por meio do pistonheads.com, que afirma que a Ferrari vai adicionar um motor V6 Turbo para um de seus modelos, dentro dos próximos quatro a cinco anos, provavelmente será o sucessor da 458.

A base para o argumento eram comentários do Ferrari CEO Amedeo Felisa, que disse que metade do orçamento de R&D da montadora para os próximos cinco anos, seria gasto em emissões e medidas de eficiência.

Depois, há a questão da Formula 1 adotando motores V6 turbo em 2014. Vale a pena lembrar que a Ferrari conecta o seu programa de carros de rua com a de seus F1 e isso não deve mudar tão cedo.

Felisa também explicou que a consequência resultante da tecnologia de F1 em carros de rua leva tradicionalmente quatro a cinco anos para ser aplicada, e é por isso que estamos mais propensos a ver a Ferrari introduzir um motor V6 Turbo em um sucessor da 458 ao invés do sucessor da Ferrari Califórnia.

A Ferrari já está produzindo um motor V6 turbinado, mas que por enquanto irão ser instalados em modelos da Alfa Romeo e Maserati. O motor é um twin-turbo de injeção direta de 3.0 litros V-6 e na sua aplicação inicial, que será para o Maserati Ghibli 2014 , irá produzir até 404 cavalos de potência.

O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo menciounou anteriormente que um motor menor do que um V8 era possível. Ele também afirmou que o sistema HY-KERS, que estará estreando na nova LaFerrari também vai fazer o seu caminho em outros modelos da linha da montadora, embora com menos potência.

Fonte: Pistonheads