24 horas de Nurburgring começa neste final de semana

Nurburgring.jpg

Desde sua inauguração, em 1927, Nurburgring é palco dos maiores destaques das corridas automobilísticas, a pista já recebeu desde mundial de motos até corridas de F1, bem como corridas de endurance, como as famosas 24h de Nurburgring e os seus maravilhosos protótipos.

O circuito, localizado no vilarejo de Nurburg, na Alemanha, foi construído para se tornar o primeiro circuito da Alemanha capaz de concorrer de frente com os famosos circuitos de Monza, na Itália e Brooklands, na Inglaterra, além de ter sido uma ótima oportunidade do governo alemão para trazer empregos para a região pobre de Eifel durante o entre guerras.

A construção começou em Abril de 1925 e terminou dois anos depois. A pista seguia trechos de estradas precárias já existentes entre Adenauer Forst e Hatzembach que tinham sido construídas no meio da floresta. Mas ao contrário de autódromos comuns, as irregularidades do terreno não foram suavizadas, os projetistas optaram por manter os desníveis íngremes por onde a pista passaria. Essa característica, somada ao fato do circuito ser cravado no meio da mata deram origem ao apelido “O inferno verde”.

As 24 horas de Nurburgring    

A 24 Horas de Nurburgring é o evento principal do autódromo atualmente, para carros de GT e de turismo. Este ano, a corrida acontecerá dia 20 de Maio, sendo numa segunda-feira, feriado na Alemanha. A corrida, particularmente em 2013, se iniciará às 5 horas de Domingo, terminando na segunda-feira.

Em 2012, a Audi foi a vencedora após uma corrida disputada até à última volta, este ano a competição conta com a mesma emoção de sempre e um leque de mais de 20 fabricantes capazes de vencer essa lendária corrida de endurance. Entre os inscritos estão presentes marcas de peso, como Audi, Mercedes, Porsche, BMW, Aston Martin, McLaren e  Nissan, Na principal categoria. Lexus, Lotus, Toyota, Ferrari, Chrysler, Chevrolet, Hyundai e Volkswagen em categorias secundárias.

Ficamos agora com um pequeno resumo das principais novidades de 2013 de cada marca.

Aston Martin

Em 2012, a Aston Martin Racing apresentou dois carros dividindo os pilotos oficiais. Mas este ano, a marca britânica inscreve apenas um Aston Martin V12 Vantage GT3 #07 na categoria principal com os pilotos Darren Turner, Stefan Mücke, Allan Simonsen e Pedro Lamy. Mostrado com detalhes aqui no site (clique aqui para ver mais sobre o V12 Vantage).

Audi

Participando com três equipes inscritas, a Audi vai tentar arrecadar mais um título para a sua vasta coleção de troféus.
Começando com a Phoenix Racing, que com três Audi R8 LMS Ultra. Em seguida a Abt Team Mamerow inscrevem o Audi R8 LMS Ultra #2. Por último, a equipe belga WRT participa com um Audi R8 LMS Ultra #29.


Mercedes-Benz

Em 2013 a marca de Stuttgart este ano é representada por Black Falcon e pela ROWE Racing com sete SLS AMG GT3 ao todo. A Black Falcon inscreve três. A ROWE Racing inscreve os outros quatro Mercedes.

Porsche

A marca Alemã chega à corrida de 2013 com vontade de mudar o jogo depois de uma prova decepcionante em 2012, em que perderam a vitória nos últimos minutos. A equipe Manthey Racing, a melhor classificada em 2012, inscreve dois 911 com pilotos oficiais. Destaque também para a Frikadelli Racing, com Sabine Schmitz, a famosa piloto do Taxi Ring, ao volante do Porsche 997 GT3 R #11 e seu marido Klaus Abbelen. A Haribo Racing Team inscreve o Porsche 911 GT3 R #8. A Timbuli Racing inscreve dois 997 GT3 R: o #35 e o #. A Falken Motorsport está presente também com o 997 GT3 R #44. Por último, a Kremer Racing estará correndo, com destaque para o 997 GT3 RSR #36.

BMW

A marca bávara apresenta-se em 2013 com duas equipes oficiais. A BMW Team Schubert inscreve o carro de número #19 e o #20. Em adição, a equipa belga BMW Sports Trophy Team Marc VDS inscreve o número #25 e o #26.

Outras marcas

Os competidores não se limitam apenas pela marca britânica e pelas quatro marcas germânicas apresentadas anteriormente, A ADörr Motorsport inscreve o único McLaren MP4-12C GT3 presente em 2013, o #69. A Schulze Motorsport participa com o Nissan GT-R NISMO GT3 #. E a Gazoo Racing marca presença com dois Lexus IS F em SP8 (#78 e #79), e ainda dois Toyota 86 (#135 e #136) na categoria SP3.

Destaca-se ainda para a presença de um Dodge Viper (#73), um Lotus Evora GT4 (#64), uma Ferrari F458 na categOria SP8 (#76), um Corvette C6 (#81 da Gutroff Racing). Com mais de 600 pilotos de 30 países distribuídos por quase 200 carros e mais de 20 marcas, espera-se mais umas 24 horas de Nürburgring para entrar para a história.

Não percam o Streaming ao vivo da corrida aqui no Motorgrid Brasil no dia 20 de maio. Esperamos por vocês.