FIA aprova nova regra para sessões de treinos classificatórios da Fórmula 1

A FIA aprovou na semana passada uma mudança nas regras para as sessões de treinos classificatórios da Fórmula 1. O novo regulamento começará a valer já para esta temporada e promete trazer um pouco mais de emoção na briga pela pole position.

Até a última temporada, os pilotos que chegassem ao Q3 muitas vezes desistiam da disputa pela pole- position para poder economizar seus jogos de pneus e poderem ter uma vantagem extra na hora da corrida, tornando monótono para quem está assistindo os treinos. A nova regra pretende mudar isso.

A sessão de treinos de sábado continua dividido em três partes, Q1, Q2 e Q3, só que agora o Q1 teve seu tempo reduzido e passa a ter 18 minutos de duração, o Q2 também mudou, ganhando 2 minutos adicionais e chegando a um total de 22 minutos duração.

Para os pilotos que chegarem ao Q3 a Pirelli irá disponibilizar um jogo adicional de pneus, que deverão ser devolvidos ao final da sessão. Na hora da corrida, os pilotos que chegaram ao Q3 largarão com o jogo de pneus utilizados em seu melhor tempo do Q2. Assim, poderão ter mais liberdade na busca pelo primeiro lugar nos treinos.

As regras já entraram em vigor no último final de semana, no GP da Austrália.